sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Instruções para relatar defeitos do CrowdTest

Relatar defeitos é uma atividade rotineira para testadores. Nem sempre quem está começando consegue relatar com precisão uma falha.

Existe algumas documentações que ajudam nesse sentido. Gosto de sempre reler os guias do CrowdTest para me atualizar sobre as técnicas usadas nesse sentido.

Vale a pena conferir:

http://crowdtest.me/issues_guide?utm_source=mailmarketing&utm_medium=email&utm_campaign=projeto-buscapenahora

Nesse projeto foi orientado com o texto:

2. Instruções para o preenchimento do Formulário de Nova Ocorrência

2.1. Preenchimento do Título

O título deve ser capaz de dar uma ideia concisa e clara da ocorrência encontrada. O título da ocorrência deve permitir que outros testadores identifiquem se a ocorrência encontrada já foi registrada (evitando, assim, ocorrências duplicadas).

2.2. Preenchimento da Descrição

A descrição deve conter uma explicação detalhada da ocorrência encontrada.

2.3. Preenchimento dos Passos para reprodução

Os passos para reprodução devem ser bem detalhados e sem ambiguidades e redundância. Não assuma que determinados passos são óbvios e serão entendidos pelo revisor. Caso existam pré-condições para a reprodução da ocorrência, as mesmas devem ser detalhadas. Este campo deve ser utilizado para convencer de que a ocorrência existe e é reproduzível.
Coloque cada passo separado por marcadores. É mais simples de entender os passos quando estão com marcadores do que apenas texto.
  • Acessar a “Tela de Cadastro de Usuários”;
  • Não informar os campos obrigatórios;
  • Clicar em [Salvar];
É melhor que...
“Acesse a tela de cadastro de usuário sem informar os campos obrigatórios e clique em salvar.”
Vale ressaltar que o vídeo com a evidência do problema não substitui a descrição do passo-a-passo do problema.

2.4. Preenchimento dos Resultados Esperados

Descrição do que é esperado após a execução dos passos e uma comparação com o que é atualmente exibido pelo sistema que difere do resultado esperado.

2.5. Preenchimento das Informações Adicionais

Detalhar qualquer outra informação que achar relevante para o entendimento da ocorrência relatada.

2.6. Preenchimento da Funcionalidade

Associar a funcionalidade correspondente à ocorrência encontrada.
Caso o testador veja a necessidade de inclusão de uma nova Funcionalidade em um projeto, deverá enviar um e-mail para crowd@crowdtest.com.br com o nome do projeto e o caminho onde a funcionalidade se encontra.

2.7. Preenchimento do Tipo

Associar o tipo da ocorrência encontrada de forma correta e que caracterize realmente o tipo da ocorrência. A seguir são descritos cada tipo de ocorrência:
TipoDescrição
ImpeditivoOcorrência que impede o uso do sistema. Não existe forma de contorná-la.
Exemplo: Ao clicar em um botão, o sistema trava e para seu funcionamento.
FuncionalOcorrência não impeditiva relativa ao funcionamento do sistema. Uma ocorrência que pode ser contornada pelo usuário do sistema.
Exemplo: Ao clicar no botão “Limpar”, o campo não é limpo.
SegurançaOcorrência que compromete a segurança do uso do sistema.
Exemplo: acesso a senhas de segurança, dados pessoais de usuários, etc.
InterfaceOcorrências relativas à interface, como problemas de renderização, cores, etc.
Exemplo: O Label de um botão aparece deslocado, fora da área do botão.
TextoQualquer ocorrência relacionada ao uso incorreto de algum idioma.
MelhoriaSugestões de melhorias para o sistema.
Vale ressaltar que nem todos os tipos de ocorrências estarão presentes em todos os projetos. Por exemplo, pode ocorrer de em um projeto só poderem ser registradas ocorrências funcionais.

2.8. Preenchimento do Navegador

Selecionar o navegador no qual a ocorrência aconteceu. Fiquem atentos aos tipos de navegadores autorizados para testes em cada projeto.

2.9. Preenchimento do Sistema Operacional

Selecionar o S.O. no qual a ocorrência aconteceu. Fiquem atentos aos sistemas operacionais autorizados para testes em cada projeto.

2.10. Preenchimento dos Anexos

Os anexos podem receber qualquer tipo de arquivo, mas o principal uso deles é para evidenciar a ocorrência. As evidências das ocorrências são obrigatórias para todos os tipos, exceto as melhorias.
Para evidenciar podem ser anexados print screens ou vídeos. Utilize arquivos com formatos comuns (e.g. MP4, AVI, WMV, PNG, JPG, GIF) e que não exijam a instalação de um software particular para serem visualizados.
Podem ser utilizados serviços de hospedagem de vídeos na Internet, caso o limite de upload não seja suficiente.
Vale ressaltar que a inclusão de anexos não elimina a necessidade de preencher os demais campos com o detalhamento esperado.

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