quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Automação de tarefas de interface de usuário com Autoit

Quando comecei na área de teste, precisava de algumas tarefas automatizadas de interface de usuário, como não tinha-mos dinheiro para comprar ferramentas optei por ferramenta freeware. Conheci o Autoit3 que desempenha um papel interessante na automação de UI (user interface).

Endereço: http://www.autoitscript.com/site/autoit/

AutoIt3 é uma ferramenta freeware de linguagem script de formato BASIC desenhado para automatizar tarefas de interface com usuário Windows e de uso geral. Esta ferramenta usa uma combinação de simulações em teclas, movimentos do mouse, manipulação e controle de janelas a fim de automatizar tarefas em uma forma não possível ou fiável com outras linguagens (exemplo VBScript e SendKeys). AutoIt é também muito pequena, auto-suficiente e roda nas versões regulares do windows até hoje, sem exigir problemas em tempo de execução.
O conceito da ferramenta é usar coordenadas na tela para cliques do mouse, sendo as coordenadas relativas a janela ativa ou não, enviar comandos do teclado e ativar janelas de acordo com o nome.

Na minha opinião é uma forma de iniciar em automação de testes com baixo custo e razoavel produtividade.

Um case que vi foi a automação completa do roteiro do PAF-ECF. Onde não era exclusivamente automatizada mas, serviu como guia nas operações e validações do roteiro. Esse roteiro tinha aproximadamente 120 testes e deveria ser feito na sequência.

Para quem não tem nenhum processo automatizado, eu sugiro que conheça o Autoit e veja se consegue aproveitar algum recurso dessa ferramenta nos seus testes. A primeira coisa que eu automatizei com autoit foi entrar na aplicação (informar usuário e senha), já uma economia de tempo sendo que todos os dias eu tinha que digitar sempre o mesmo usuário/senha.

Automação de teste é assim, se já te ajuda nas tarefas diárias a automação pode valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário