quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os testes determinar como o sistema se comporta

Onde eu trabalhava, a equipe de teste gerava os casos de teste e ninguém mais utilizava esse artefato, em eventos de teste aprendi sobre uma abordagem em que os casos de teste poderia ser reutilizado, por exemplo por uma equipe de suporte ou consultores técnicos. Isso seria bom para  os testes, mais validação dos artefatos resulta em melhor qualidade.

Então comecei um estudo sobre BDD e processo de aceitação. Mas no contexto que estava não podia implantar mudanças tão radicais assim, não tinhamos nada de aceitação de software.

Abordagem em que os testes determinam como o sistema se comporta, nem sempre precisa usar BDD ou ATDD ou qualquer outro conceito por completo. A maneira que pude usar foi adaptando os conceitos de criação dos casos de teste e as validações feitas sobre o artefato gerado.

Ainda tenho bastante coisa para estudar e aprender a adaptar, conceitos de BDD estou já familiarizado, o próximo passo será estudar Specification by example. Colocarei em breve os estudos que conseguir.

No momento posso passar o trabalho que fiz para a faculdade onde tem uma bibliografia para conseguir uma base de conhecimento.

Trabalho está em: https://github.com/ptcmariano/Acceptanceit

Pergunta no grupo:
http://br.groups.yahoo.com/group/testadores/message/836


Keyworkds:
caso de teste determinar o comportamento
estudos sobre BDD e automação de teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário