segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Por que precisamos de teste de unidade?

Fonte: http://tshooter.com.br/2013/08/02/porque-voc-definitivamente-precisa-de-testes-de-unidade/

O texto do Igor demonstra 5 pontos em que a equipe tem a ganhar ao utilizar testes de unidade em seus códigos, são eles:
  1. Codificar com testes de unidade em mente obriga-o a pensar sobre o design e a arquitetura de seu código – o que faz com que ele se torne um código melhor
  2. Testes de unidade fornecem feedback imediato – todas as alterações no código são testadas (pelo menos em parte) à medida que você codifica.
  3. Um pequeno investimento agora leva a uma enorme economia mais tarde – bugs em produção custam muito mais do que bugs em desenvolvimento
  4. Testes de unidade fornecem métricas para a qualidade do seu código
  5. Testes de unidade trazem qualidade inerente às suas implantações (releases)
Esses argumentos são muito importantes ao iniciar testes de unidade na equipe, é preciso tentar obter esses resultados se desejar obter melhorias. Com certeza o andamento das releases vai melhorar, ter esse foco faz com que as dificuldades sejam enfrentadas e chegue ao objetivo. Como aprender uma coisa nova é desgastante não ter resultado de imediato, mas haverá ganhos se houver persistência. Claro que é necessário conhecer muito bem a equipe que está trabalhando e seu contexto.

No artigo existe experiências ricas em dificuldades e soluções encontradas. Boas equipes despertam essas experiências, a evolução em minha opinião é mais válida para manter a estabilidade do que uma revolução. Você pode tentar impor testes de unidade em sua equipe, mas se houver um aprendizado paulatino e constante acredito que a dor seja menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário