quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sou QA, mas o que é isso?

Em uma conversa com meu amigo, também da área, falei que programo mas o que eu gosto mesmo é de ser QA técnico.

Eis que ele me questiona: - Defina QA técnico.

Pensei em falar da palestra "O Mundo Precisa de QAs Técnicos!" mas, preferi criar a minha definição desse termo.

Na minha concepção, QA técnico, é o profissional que ajuda a equipe de desenvolvimento a aprender com os próprios erros, para garantir a qualidade.

QA precisa saber programação, para falar a mesma língua do desenvolvedor. Deve conversar no mesmo nível para conseguir convencer. Mas precisa estar direcionado em como fazer a equipe produzir com mais qualidade.

O QA deve ir além do que a descrição de trabalho: "Encontre o máximo de erros no sistema que for possível". Prestar atenção na equipe, como ela encara os erros, e com comunicação aberta ensinar que os erros são benéficos para o aprendizado. Esse aprendizado em equipe deve ter a essência de colaboração para que não haja conflito.

Tenho certeza que isso é possível. Trabalho a 1 e meio com Testes e Qualidade de software. Meu esforço é para que seja reconhecido pela ajuda a equipe e não como o "testador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário